"Minha vida é andar
Por esse país
Para ver se um dia
Descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras por onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei."
.JPG) |
Vista da cidade. |
Todo mundo sabe que eu adoro viajar né? Até estava meio assim de fazer mais um post sobre viagens, acho que fica cansativo, mas preciso falar desse lugar SURPREENDENTE que é Ouro Preto.
Bem... Primeiro eu e o Felipe resolvemos ir numa sexta e voltar no domingo a tarde, mas tivemos um super problema com o carro e ficamos uma semana!! Deus sabe o que faz.
Estávamos muito chateados com o acontecido, nos perdemos nas ruas em ladeiras até achar a nossa pousada e saímos para tomar uma cerveja. Aquele frio, a cidade cheia, um festival de cinema com filmes ao ar livre na praça Tiradentes e pronto: ficamos apaixonados pela cidade!
 |
As ruas em ladeiras. |
A cidade é história pura! Toda ela é tombada pelo patrimônio histórico da humanidade. Nessa horas é que eu fico perdida e não sei se amo mais História ou Moda... Sinto como se estivesse dividida!
Além disso, é uma cidade, basicamente, de universitários. São inúmeras repúblicas espalhadas pela cidade, Ouro Preto só não estava mais cheia por conta da greve das universidades federais.
Por um lado, nos entristecemos por não podermos andar com o carro, mas por outro, foi melhor assim porque conseguimos conhecer lugares pelos quais passaríamos batidos de carro. De dia andamos a cidade toda, fomos a todos os museus e Igrejas possíveis, mas caso você queira ir mas tenha pouco tempo não deixe de visitar a Igreja do Pilar e a do Carmo, são lindas! Ou a de Nossa Senhora das Mercês, que é bem no alto da cidade, tipo um mirante mesmo! Não deixe também de conhecer o museu da Inconfidência, vale muito a pena, é super completo!
Museu da Inconfidência e a Igreja do Carmo.
Outro lugar interessante é Casa dos Contos onde você tem acesso a uma antiga senzala e ao Horto botânico, um lugar lindo, lá você sente cheiro de vicky! rs... Legal também é ir conhecer uma antiga mina de ouro. Nós fomos na do JEJE, mas dizem que é legal a da Passagem, no caminho para Mariana.
Na mina e no Horto.
Agora o que faz muito sucesso em Ouro Preto são os seus bares e restaurantes. Encontramos alguns ótimos como: Chalé dos caldos, Trattoria Nero, O Passo... Mas adoramos o escada abaixo e o restaurante do Hotel Toffolo. O primeiro é um pub com vários ambientes, a cada andar é um ambiente diferente, e como diz o nome o térreo acaba sendo o andar mais alto pois o restaurante cresce para baixo. O segundo é o nosso mais que favorito, adoramos o atendimento, o filé com fritas e mandioca na pedra é maravilhoso, se você tiver sorte pode pegar o restaurante vazio, conversar com o dono, conhecer mais a história da família Toffolo e ouvir uma bossa nova. Esse hotel já foi frequentado por Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Olavo Bilac, Cecília Meireles, Gonzaguinha ente outros.
O escada abaixo e o Toffolo.
E na hora de levar as lembrancinhas, não deixe de visitar a casa do aleijadinho. Além de vender uma cachaça excelente (e olha que eu odeio cachaça), se você mostrar interesse os vendedores te levam para conhecer e contam um pouco da história da casa. Um lugar lindo e cheio de mistérios, portas com símbolos maçons e esconderijos para fugir do pagamento de impostos cobrados pela coroa, entre outras coisas.
Eu realmente indico Ouro Preto para quem quer fazer uma viagem de inverno. Ainda mais em Julho que vai acontecer o festival de inverno de Ouro Preto! E se interessar, deve se ter em mente que as vezes a gente procura pousadas na internet e não encontra bons preços, seguem algumas e a que a gente ficou:
- Ciclo do Ouro: diária de 100 reais para casal;
- Hospedaria antiga: diária de 120 para casal;
- Pousada Vila Rica: diária de 90 para casal;
- Pousados dos Inconfidentes: diária de 100 reais para casal.
Todas no centro, a 500 metros ou menos, da praça Tiradentes.
Hospedaria Antiga.
O post ficou meio grande, mas é isso aí gente!
Boa semana gente!