Oi pessoas!
Eu sei que estou sumida, mas peço àqueles que nos acompanham, desculpas. Ando muito atarefada. Prometo que vou tentar não ficar tanto tempo sem escrever!
Depois de muito tempo sem escrever, venho falar sobre a novela das 18h, que se passa no início do século XX. Alguém tem visto?
![]() |
Tá linda né? |
Bem eu estou adorando de verdade. É muito bom ver aquilo que a gente estuda, de certa forma, meio "materializado" pela ficção, é um alcance que todos desejam, mas que é impossível.
Todos nós sabemos, que mesmo com a intenção de retratar o passado, há sempre um "quê" de romance, a ficção se aproxima, mas não o toca né? No entanto, não me preocupo com isso, eu to amando poder visualizar o recorte da nossa história do RJ que nos é tão próximo e rico, mas que ao mesmo tempo, não vemos muitas produções cinematográficas em cima dele. Sempre vemos os anos 20, ou um foco maior na história da imigração italiana por exemplo. Desconheço uma produção grande sobre o período abordado pela novela, o da Belle Époque carioca.
![]() |
Camila Pitanga arrasando. |
Estou simplesmente apaixonada pelos figurinos e pelo caminho que tem andando a trama, com essa luta pela liberdade, não só buscada pelos filhos de escravos ou "ex-escravos", mas também pelas mulheres fortes. Liberdade, que naquele momento vivia a sombra de uma abolição tão recente da escravidão (1888) e ao mesmo tempo uma demanda forte pela aceleração do progresso, parece ser um conceito tão próximo e tão difícil de ser alcançado pelas pessoas que viviam nas bases daquela sociedade altamente estratificada.
![]() |
fofa! |
E é possível vermos nos figurinos, essas características centrais tão presentes no início do século XX. Fica claro a influência da França nos nossos costumes e como este país se torna o nosso ideal a ser buscado. Vemos, no caso da moda, o abandono dos Corsets e a adoção de uma moda império, com recortes mais fluídos e a influência de um tipo de orientalismo. Nessa época era muito comum pessoas colecionarem objetos de culturas exóticas, e o Oriente era sempre esteriotipado e alvo desse tipo de rótulo. Há uma super valorização da vida urbana noturna, cinemas, passeios noturnos graças a inovações tecnológicas, como a eletricidade.
Depois desse resumo do resumo, abaixo tem uma pequena seleção dos figurinos que eu mais gostei e que de certa forma acredito que são super contemporâneos. Rendas, transparências, cintura alta, alinhado a nossa pequena e recente queda pelas saias longas ,por exemplo, estão super presentes na moda não é mesmo?
Gostaria de saber: Vocês assistem a novela?
Boa semana gente!!